Deputado Abdala Fraxe destaca atividades culturais populares no Amazonas, realizadas no último fim de semana

Deputado Abdala Fraxe destaca atividades culturais populares no Amazonas, realizadas no último fim de semana

10 de julho de 2023 0 Por Renata Fonseca

O deputado estadual Abdala Fraxe (Avante), presidente da Comissão de Cultura e Economia Criativa da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), destacou, nesta segunda-feira (10) na tribuna, as atividades culturais populares realizadas no último fim de semana, no Amazonas.

Na última sexta, o presidente da Comissão de Cultura foi pessoalmente prestigiar a tradicional ‘Festa da Fogueira’ que ocorre, há 21 anos, na comunidade Vila de Lindoia (a 196 quilômetros de Manaus). “É muito bonito de ver o empenho da comunidade, dos comerciantes, para a realização da festa. Nós já participamos desse evento há alguns anos, esse ano não poderia ter sido diferente”, completou.

Ontem (09), o parlamentar participou do encerramento do 1º Festival Folclórico Popular de Manaus, realizado durante os últimos dez dias na Avenida Alameda Alphaville, bairro Novo Aleixo, Zona Norte. O festival, fruto de um requerimento recebido pela Comissão de Cultura da Aleam e encaminhado pelo deputado, reuniu mais de 80 grupos, além de 15 expositores com barracas de comidas típicas, mostra folclóricas, artistas locais e toda estrutura da Prefeitura de Manaus e do Governo do Estado.

Fraxe ressaltou que a ideia é levar uma opção de lazer para a população, movimentar a economia nos bairros das zonas Norte e Leste, além de inserir nos eventos culturais os grupos folclóricos que ainda não conseguiram acessar as categorias Ouro, Prata e Bronze que se apresentam nos festivais folclóricos do Amazonas, realizado na Bola da Suframa.

“Foi gratificante ver as famílias envolvidas na venda de bebidas e guloseimas no evento, movimentando a economia no local. A tendência é que ano que vem esse festival se repita no mesmo lugar, pois do ponto de vista logística e estratégico, os eventos podem acontecer sem causar prejuízos à população”, finalizou ao convidar a população para prestigiar as apresentações do grupo Ouro, na Bola da Suframa, a partir da próxima sexta-feira (14).