Deputado Abdala Fraxe destaca pioneirismo da capital na coleta de exame preventivo em meio líquido pela rede básica de saúde

Deputado Abdala Fraxe destaca pioneirismo da capital na coleta de exame preventivo em meio líquido pela rede básica de saúde

3 de maio de 2023 0 Por Renata Fonseca

O deputado estadual Abdala Fraxe (Avante) destacou nesta quarta-feira (03), na tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), que a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) iniciará, até o final deste mês, a coleta do exame preventivo em meio líquido nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Com a implantação do novo serviço, a capital do Amazonas será a pioneira a utilizar na rede básica o método que rastreia de forma mais célere e eficaz o câncer de colo de útero.

Fraxe ressaltou que o novo método poderá contribuir para maior resolutividade dos casos de câncer de colo de útero, cujo índice de mortalidade é alto no Amazonas. Só no ano passado, segundo informações do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), houve 190 óbitos em decorrência da doença. Nos quatro primeiros meses deste ano, 33 mortes já foram registradas.

As equipes da Semsa que atuarão na coleta nas unidades já estão em capacitação. Conforme o deputado, a implantação na rede básica não seria possível sem o apoio do prefeito David Almeida ao projeto que está sob o comando da secretária Shádia Fraxe e subscretários Djalma Pinheiro e Nagib Salem.

“O Amazonas infelizmente é o campeão em casos do câncer de colo uterino. Tenho certeza que essa nova maneira de realizar o exame irá contribuir para a detecção de maneira mais célere e, assim, afastar esse título indigesto de Estado com maior incidência da doença”, finalizou o parlamentar.