Deputado Abdala Fraxe repudia declarações do apresentador Luciano Huck sobre a ZFM

Deputado Abdala Fraxe repudia declarações do apresentador Luciano Huck sobre a ZFM

4 de agosto de 2020 0 Por Renata Fonseca

Em pronunciamento, na manhã desta terça-feira (04), o deputado estadual Abdala Fraxe repudiou as declarações do apresentador Luciano Huck, durante entrevista concedida ao sócio sênior do BTG Pactual, André Esteves. O apresentador teria afirmado que “é preciso mudar o foco” da Zona Franca de Manaus (ZFM), em referência aos polos de duas rodas e de eletroeletrônicos, para investir em biotecnologia.

“O mundo inteiro quer consumir insumos da floresta, é tecido, perfume, cosmético e a gente ainda tem um modelo na Amazônia de isenção fiscal pra produzir geladeira, telefone, tanque de gasolina de motocicleta. Por que a gente não usa toda essa potência que a Zona Franca tem, que é importante para região, mas muda o foco”, disse o apresentador durante a live.

O parlamentar repercutiu o assunto na tribuna e ressaltou que a cadeia produtiva do polo de duas rodas do Amazonas é a mais adensada de todas. Fraxe destacou, ainda, que 93% de uma motocicleta é fabricada na ZFM. “O Amazonas não precisa substituir nenhum meio de produção existente hoje, nós precisamos agregar outros. A ideia do apresentador de utilizar a biotecnologia é muito bem-vinda, mas sem abrir mão do que já temos”, acrescentou.

O deputado lembrou, ainda, que 97% da Amazônia Brasileira estão preservadas por conta do modelo econômico existente na região. “O nosso modelo é um modelo de sucesso, é preservacionista. Não é a toa que, neste momento de pandemia, os primeiros sinais de recuperação estão saindo do Polo Industrial de Manaus com toda a sua pujança”, finalizou.