Escolas do Estado deverão acrescentar noções de primeiros socorros na grade curricular

Escolas do Estado deverão acrescentar noções de primeiros socorros na grade curricular

4 de abril de 2013 0 Por Renata Fonseca

Foto: Aleam

As unidades escolares dos ensinos fundamental e médio da rede pública do Estado deverão incluir noções de primeiros socorros na grade curricular dos alunos. É o que prevê o projeto de lei de autoria do presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado Abdala Fraxe (PTN).

O parlamentar explicou que o projeto tem o objetivo de repassar aos estudantes como proceder em casos de emergência, que possam ocorrer em casa, na rua ou na própria escola. Segundo Fraxe, as noções de primeiros socorros deverão ser ministradas por professores com formação na área e por meio de um programa que inclua a participação do Corpo de Bombeiros.

De acordo com o deputado, o Ministério da Saúde registra uma média anual de seis mil mortes de crianças vítimas de acidentes como afogamento, atropelamento, queimadura, queda e intoxicação. “Mortes que, comprovadamente, em 90% dos casos poderiam ser evitadas com simples atitudes de prevenção ou de primeiros socorros”, destacou.

“As noções de primeiros socorros ensinam que devemos utilizar procedimentos adequados, para que a situação não piore. Daí a clara necessidade de as crianças e os adolescentes estarem preparados para as situações que possam ocorrer na escola e em casa também”, enfatizou o parlamentar.