‘Teste do coraçãozinho’ agora é obrigatório no Amazonas

‘Teste do coraçãozinho’ agora é obrigatório no Amazonas

13 de julho de 2012 0 Por Renata Fonseca

Teste que garante a saúde do coração do bebê é rápido e indolor

A partir de agora, todas as maternidades e unidades hospitalares do Amazonas serão obrigadas a fazer o diagnóstico clínico de oximetria de pulso em recém-nascidos, mais conhecido como “Teste do Coraçãozinho”. O projeto de lei, de autoria dos deputados Abdala Fraxe e Marcelo Ramos, foi aprovado na quinta-feira, na última sessão plenária antes do recesso parlamentar pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

O projeto prevê, ainda, que os casos que apresentarem resultados positivos de cardiopatia congênita precoce sejam encaminhados para cirurgia, se for recomendado pelo médico, em prazo não superior a 30 dias, a contar da realização do exame.

De acordo com Abdala Fraxe, o teste é simples e leva menos de cinco minutos. Ele explica que, por meio do exame, é possível detectar problemas no coração do bebê antes mesmo do aparecimento de qualquer sintoma. “Com a obrigatoriedade desse teste nas unidades hospitalares, garantimos a qualidade de vida das crianças amazonenses. É uma medida que vai salvar vidas”, assegurou o parlamentar.