Projeto exige macas e cadeiras de rodas para obesos em hospitais

Projeto exige macas e cadeiras de rodas para obesos em hospitais

10 de abril de 2012 0 Por Renata Fonseca

De acordo com o parlamentar, a proposta se justifica pelo constrangimento das pessoas obesas nas portas das emergências hospitalares por não poderem usar as cadeiras e macas, pequenas e inadequadas para esse tipo de paciente.

O deputado estadual Abdala Fraxe (PTN) apresentou projeto de lei junto à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), que obriga hospitais e prontos-socorros no Estado do Amazonas oferecer macas e cadeiras de rodas com dimensões para atender pessoas obesas.

De acordo com o parlamentar, a proposta se justifica pelo constrangimento de mais um trauma nas portas das emergências hospitalares por não poderem usar as cadeiras e macas, pequenas e inadequadas para esse tipo de paciente.

Se aprovado e sancionado pelo governador, as unidades hospitalares ficarão obrigadas a disponibilizar esses equipamentos em 120 dias após a publicação da lei. Quem não cumprir a lei, como ressalta o parlamentar, estará sujeito a pagamento de multa no valor de 100 Unidades fiscais do município (UFMs).

A obesidade, como diz Abdala Fraxe em sua justificativa, é uma enfermidade caracterizada pelo acúmulo de gordura corporal, tornando essas pessoas maiores e desajustadas ao tamanho padrão desses equipamentos médicos existentes nas unidades hospitalares. Ele se constitui, na opinião do parlamentar, um problema a mais no momento do atendimento, pois não cabem nas cadeiras e macas.

“Cadeiras de rodas e macas com dimensões apropriadas será um passo a mais na transformação para melhor o atendimento nas unidades de saúde do Estado do Amazonas”, disse.