Abdala Fraxe apoia criação da Secretaria da Pesca e Aquicultura

Abdala Fraxe apoia criação da Secretaria da Pesca e Aquicultura

11 de maio de 2011 0 Por Renata Fonseca

Segundo o deputado, se aprovado pelo governo do Estado, a secretaria irá garantir maior desenvolvimento e investimentos ao setor pesqueiro da região

O deputado estadual Abdala Fraxe (PTN) afirmou na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) que é a favor da criação da Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura. Se aprovado pelo governo do Estado, o órgão, segundo o parlamentar, irá garantir maior desenvolvimento e investimentos ao setor pesqueiro da região.

Abdala Fraxe destacou que as condições atípicas do Estado do Amazonas, onde o desenvolvimento da agricultura é cada vez mais dificultado por uma série de questões, mas principalmente pela questão ambiental, refletem a necessidade da criação da secretaria. De acordo com o deputado, todo o Amazonas será beneficiado já que grande parte da população interiorana, especialmente dos municípios das calhas dos rios Solimões, Juruá e Purus, sobrevive da pesca.

O deputado ressaltou que o governo federal criou a Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca e que o governo do Estado ao criar um braço do órgão no Amazonas estará garantindo mais investimentos ao setor, por meio da própria União e do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), além de possibilitar a construção de medidas regulatórias para criação de pescado e para viabilização da pesca esportiva no Estado.

“É importante destacar que a Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura beneficiará não só aquele produtor rural que tem a sua própria criação, mas também irá regulamentar a prática da pesca artesanal – aquele produtor que pesca o peixe do rio e comercializa o produto”, garantiu o parlamentar.