Deputado propõe mudança administrativa nos times de futebol da capital

Deputado propõe mudança administrativa nos times de futebol da capital

27 de abril de 2011 0 Por Renata Fonseca

O deputado estadual Abdala Fraxe (PTN) propôs, durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), que ocorra mudança nas organizações administrativas dos clubes de futebol da capital e da Federação Amazonense de Futebol (FAF). Para o parlamentar, falta entendimento administrativo nas instituições esportivas, o que tem favorecido para a decadência do futebol local.

Fraxe lembrou que há quase 30 anos as partidas de futebol lotavam em pelo menos 50 mil espectadores o estádio Vivaldo Lima, que no ano passado foi demolido para a construção da Arena da Amazônia, local onde deverão ser sediados os jogos da Copa de 2014. Atualmente, segundo o deputado, é precária a existência de pessoas com capacidade de administrar os clubes, o que à época fez grande diferença para o crescimento dos times.

Para o parlamentar, falta entendimento administrativo nas instituições esportivas, o que tem favorecido para a decadência do futebol local

“Apenas conhecimento esportivo não é o suficiente para o sucesso do futebol. Acredito que o nosso Estado tem condições de reerguer os seus clubes, mas desde medidas sérias e corretas sejam tomadas. A primeira deveria ser a troca de toda a questão diretiva do futebol amazonense. Se o Governo do Estado convocasse dez grandes empresas do Distrito Industrial ou que atuam na capital, por exemplo, para adotar os times não somente do ponto de vista financeiro, mas também do gerenciamento administrativo, certamente seria um grande incentivo para os clubes”, ressaltou.

Abdala Fraxe acrescentou que os times de futebol do interior do Estado tem maior destaque até mesmo do que os da capital, em razão de uma organização mínima que é destinada pelas empresas patrocinadoras aos clubes. “Temos aí o caso do Penarol, de Itacoatiara, que no ano passado e este ano também foi campeão do Campeonato Amazonense de Futebol. O Operário, de Manacapuru, na mesma situação com o patrocínio da Cooperfibras. O que significa que uma boa organização administrativa melhoraria a situação do nosso futebol”, frisou.