
Abdala Fraxe destaca empenho da Aleam para transferir amazonense internado no Paraguai para Foz do Iguaçú
O deputado estadual Abdala Fraxe (Podemos) informou, hoje (25), na tribuna da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), que o estudante de medicina amazonense, Imecson Taveira Pantoja, 19, internado em Assunção, no Paraguai, com a Síndrome de Guillain-Barré, foi transferido, no último fim de semana, para Foz do Iguaçú, no Paraná. O jovem é natural do município de Codajás.
O parlamentar, que enviou sua assessoria para intermediar e acompanhar todo o processo de remoção do estudante, agradeceu ao presidente da Assembleia, deputado Josué Neto (PSD), que deu todo o apoio e também ao senador Álvaro Dias (Pode/PR), que disponibilizou seu gabinete para ajudar na solução do caso. Fraxe também destacou o empenho do prefeito de Foz do Iguaçú, Chico Brasileiro, do secretário de Saúde, Adriano Pavan e de todos os funcionários do Hospital Municipal Padre Germano Lauck, onde agora o Imecson está internado.
Fraxe destacou que o jovem estava internado há 25 dias em Assunção, no Paraguai, em condições precárias e com dificuldades respiratórias. “Hoje, ele está em Foz do Iguaçú, recebendo todo o atendimento, ao lado da sua família, que está acompanhando todo o tratamento. Isso aconteceu porque a população de Codajás colaborou, mas a Assembleia, através do deputado Josué Neto, também contribuiu de maneira decisiva para que todos nós, nesse esforço que fizemos, trouxéssemos o estudante para o Brasil”, ressaltou.
A Síndrome de Guillain-Barré é uma doença rara onde o sistema imunológico do próprio organismo ataca os nervos que conectam o cérebro com outras partes do corpo, causando fraqueza muscular, redução e até ausência de reflexos.