De acordo com o deputado, em Itacoatiara foi feita uma blitz de verificação das denúncias no Bradesco S/A, Banco do Brasil (BB), Banco da Amazônia (Basa) e Caixa Econômica Federal (CEF), onde todas as instituições sendo autuadas por não atenderem as determinações explicitadas em lei.
“A fiscalização foi uma ação conjunta da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa e do Programa Estadual de Proteção e Orientação ao Consumidor (Procon-AM). Desses quatro bancos, um foi autuado por negligência considerada grave e os outros três por falta menor. Contudo, todos não estavam respeitando a Lei das Filas, como foi o caso do Bradesco, que em dia normal estava extrapolando o tempo em mais de 20 minutos além do prazo estabelecido pela Lei e, casos ocorridos no BB, onde o tempo de espera chegou a registrar 1 hora e meia, portanto, muito acima do prazo estabelecido”, assinalou Abdala Fraxe.
O deputado afirmou que ocorreram ainda casos onde a instituição bancária não tinha o Código de Defesa do Consumidor (CDC) impresso em seus murais para conhecimento dos clientes.
Abdala Fraxe afirmou que a blitz dos órgãos de defesa do consumidor nas agências bancárias do município recebeu o apoio da população, que se mostrou satisfeita com a ação. “As autuações foram feitas e os processos no Procon estadual estão tramitando para que não haja reincidência. As operações vão continuar sendo feitas dentro da Região Metropolitana de Manaus (RMM)”. Na próxima semana vamos visitar outros municípios, não só para fiscalizar as Leis das Filas e dos Biombos, mas a aplicação do Código de Defesa do Consumidor em suas diversas áreas de atuação tanto na esfera da prestação de serviços, venda de mercadorias e alimentação, como em outras envolvendo o comércio local”, afirmou Abdala.