Abdala Fraxe ouve denúncias dos moradores de Rio Preto da Eva e toma providências

Abdala Fraxe ouve denúncias dos moradores de Rio Preto da Eva e toma providências

6 de novembro de 2013 0 Por Renata Fonseca

O deputado estadual Abdala Fraxe (PTN), por meio da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), começa, a partir de hoje, a dar encaminhamento junto às autoridades jurídicas do Estado as denúncias que recebeu dos moradores e vereadores do município Rio Preto da Eva (a 80 quilômetros de Manaus), ontem, durante audiência pública na câmara do município.

Após ouvir a população sobre a atuação da polícia no último dia 14 de outubro, quando os moradores do município realizaram uma manifestação para protestar contra a atual administração, o parlamentar informou que irá pedir o relaxamento da prisão de Raimundo Soares da Silva, Francisco Edson Carneiro de Brito e Marcus Vinícius Souza Costa, presos pela Polícia Militar durante o protesto.

“Os relatos apresentados sobre o excesso da polícia durante a manifestação são muito contundentes. Por isso, no que couber a Comissão de Direitos Humanos, vamos dar encaminhamento às denúncias. A partir de hoje, nossa assessoria jurídica começa a trabalhar no caso”, garantiu.

De acordo com os vereadores de Rio Preto da Eva, os três homens foram presos arbitrariamente pela Polícia Militar. O vereador André Clemente informou que, inclusive, os três foram transferidos para o Centro de Detenção Provisória, em Manaus, enquanto outros presos de alta periculosidade estão na Delegacia do município, tendo acesso aos familiares.

“Na delegacia, estão presos acusados de estupro e assassinatos que não foram encaminhados à penitenciária. Enquanto esses rapazes que protestavam pelos seus direitos estão presos e já foram levados a Manaus. A polícia agiu de forma arbitrária, uma vez que até a chegada dos policiais o ato era pacífico”, ressaltou o vereador.

Na audiência os moradores tiveram a oportunidade de relatar o que viram e presenciaram durante a manifestação. O empresário Jaurio Edson da Costa, 55, que foi atingido com três bombas de efeito moral se mostrou indignado com o despreparo dos policiais. “Não estava fazendo nada, a não ser cobrando o direito desse povo que está sofrendo nas mãos da administração atual”, lamentou.

Descaso no município

O presidente da Câmara Municipal de Rio Preto da Eva, vereador Chico Linha, denunciou ao presidente da Comissão de Direitos Humanos da Aleam o descaso da Prefeitura Municipal com a cidade. Na audiência, ele mostrou um vídeo com imagens das ruas da cidade esburacadas, desprovidas dos serviços de limpeza pública e iluminação.

“Em 37 anos, nunca vi esse município tão abandonado. Como pode uma prefeitura com seus repasses em dia, tratar os professores, os servidores e o povo dessa maneira? As crianças da zona rural não tiveram nem 30 dias de aula. Nosso povo está sendo humilhado”, completou.

No município, há casos de pessoas que tiveram que sair de suas casas por não conseguir ter acesso às ruas esburacadas. É o caso da dona de casa, Olga Viana, moradora do bairro Monte Castelo 2. Com o marido portador de deficiência física, ela foi obrigada a se mudar para o sítio na Zona Rural, por não ter condições de entrar e sair de casa.

Sobre a situação em que se encontra o município, o deputado Abdala Fraxe informou aos moradores que irá, por meio da comissão, encaminhar os relatos aos demais parlamentares da Aleam, na tentativa de encontrar uma solução para a questão administrativa da cidade.