Deputado Abdala Fraxe participa de seminário para debater estratégias na área de Medicina de Família e Comunidade

Deputado Abdala Fraxe participa de seminário para debater estratégias na área de Medicina de Família e Comunidade

27 de maio de 2022 0 Por Renata Fonseca

O deputado estadual Abdala Fraxe (Avante) participou, nesta sexta-feira (27), do 1º Seminário Municipal de Medicina de Família e Comunidade, no Auditório Belarmino Lins, na Assembleia Legislativa do Amazonas. O evento que marcou os dez anos do Programa de Residência Médica nessa especialidade, também homenageou profissionais da área que se destacaram ao longo desses anos.

A médica de Família e Comunidade, doutora Shádia Fraxe, esposa do deputado, estava entre os homenageados. Ela se formou na primeira turma de residentes na especialidade. A ex-secretária de Saúde do Município ressaltou a importância de dar a devida atenção à saúde primária e lembrou os desafios da profissão.

“Foi no atendimento às famílias e às comunidades que eu vivenciei o meu crescimento profissional junto com uma equipe maravilhosa de enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde. E o mais importante, vivenciei a construção de laços afetivos com os meus pacientes que até hoje enriquecem o meu dia a dia”, completou a médica.

O atual secretário municipal de Saúde, o médico Djalma Coelho, pós-graduado em Medicina de Família e Comunidade, também foi homenageado. Ele reafirmou o compromisso de sempre apoiar ações e buscar estratégias que melhorem a vida das pessoas, por meio da atenção primária.

O deputado Abdala Fraxe parabenizou todos homenageados e, na ocasião, destacou a importância de se discutir ações e melhorias para a estratégia de saúde da família e comunidade, uma vez que esse atendimento é a porta de entrada dos pacientes na rede municipal. Fraxe é o autor da lei que instituiu o Dia Estadual do Médico de Família e Comunidade, a ser celebrado no dia 5 de dezembro.

“Tenho o exemplo dentro de casa da dedicação desses profissionais no atendimento à comunidade, o amor e a doação são constantes. Por isso, essa área tem o meu respeito e pode continuar contando com a nossa atividade parlamentar na Assembleia”, finalizou.