Deputado Abdala Fraxe pede a abertura do polo da UEA em Jutaí

Deputado Abdala Fraxe pede a abertura do polo da UEA em Jutaí

6 de abril de 2021 0 Por Renata Fonseca

O deputado estadual Abdala Fraxe (Podemos) apresentou requerimento, na manhã desta terça-feira (06), solicitando à Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e ao Governo do Estado a abertura do polo da instituição de ensino instalada em Jutaí (1.012 quilômetros de Manaus).

De acordo com o deputado, as obras da unidade já foram concluídas. Ele teme que por falta de uso e de vigilância o prédio enfrente desgastes estruturais. “O polo de Jutaí tem uma estrutura grande que dá condições para que o aprendizado seja feito da melhor maneira possível”, completou.

Fraxe destacou que os jovens, principalmente do interior do Estado, enfrentam dificuldades para ingressar no ensino superior, seja por questões logísticas ou dificuldades financeiras. “Sabemos que as prefeituras têm um custo elevado para ajudar os jovens a se deslocar para outros polos e as próprias famílias se viram como podem para que esses jovens perseverem nos estudos. A partir do momento que um polo como esse começa a funcionar, é um alívio para os estudantes, para as famílias e também para as prefeituras”, ressaltou.

O deputado lembrou que, atendendo a um requerimento feito por ele no último ano, a UEA e o Governo do Estado inauguraram, em setembro do ano passado, o polo da universidade em Santo Antônio do Içá. “Nesse sentido, pedimos à universidade e ao governo para que não economizem esforços para abertura da unidade em Jutaí”, finalizou.