
Abdala Fraxe solicita inclusão do Hospital Beneficente Portuguesa para auxiliar rede de saúde pública durante a pandemia
O deputado estadual Abdala Fraxe (Podemos) apresentou requerimento, na Sessão Virtual da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) de hoje (14), solicitando ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), a inclusão da estrutura do Hospital Beneficente Portuguesa para auxiliar a rede pública no atendimento à população nesse momento de crise.
Segundo o parlamentar, hoje o hospital dispõe de 30 máquinas para hemodiálise com capacidade para atender 130 pacientes da rede pública. Atualmente, esse serviço é prestado no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, que assim como as demais unidades que são porta de entrada de pacientes com Coronavírus e outras enfermidades, está sobrecarregado.
Fraxe destacou, ainda, que a Beneficente também conta com o serviço de Hemodinâmica oferecido ao Estado pela tabela do Sistema Único de Saúde (Sus), além da capacidade para aumentar e equipar de 15 a 20 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), o que seria possível com o pagamento das faturas do contrato que o Estado possui com o hospital, atrasadas há 8 meses e que somadas totalizam pouco mais de R$ 5 milhões.
“Não podemos abrir mão dessa estrutura da Beneficente Portuguesa. Qualquer desafogo que a gente pode fazer nos SPAs – Serviço de Pronto Atendimento -, nos prontos-socorros, é importante para ajudar a população da capital e do nosso Estado nesse momento pelo qual estamos passando”, enfatizou o deputado.
O requerimento apresentado pelo parlamentar teve adesão de todos os deputados presentes à Sessão Virtual desta terça-feira.