Na CDC-Aleam, Saae de Manacapuru faz acordo para normalizar serviço de água no Ramal Dois Irmãos
Após acordo, feito hoje (19), na Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Amazonas (CDC-Aleam), presidida pelo deputado Abdala Fraxe (Podemos), os moradores do Ramal Dois Irmãos, na Comunidade Santa Maria, localizada em Manacapuru (a 70 quilômetros de Manaus), terão o abastecimento de água normalizado, a partir de fevereiro de 2018.
Foi o que garantiu a diretora-presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) do município, Maísa Monteiro, durante a reunião entre representantes da comunidade, o órgão e a comissão, onde foi assinado um Termo de Compromisso. Ela explicou que quando assumiu a gestão, no início deste ano, o órgão estava sucateado e sem reservas para fazer investimentos nas comunidades.
Maísa explicou, ainda, que a inadimplência na comunidade é grande, o que compromete o funcionamento do órgão. Segundo ela, dos 30 moradores que recebem água apenas cinco estão adimplentes. No entanto, a diretora garantiu que, em janeiro de 2018, o Saae irá adquirir o material para no próximo mês dá início às obras de extensão de 600 metros de rede, que irão atender 12 famílias do ramal.
A coordenadora da CDC, Rosely Fernandes, orientou a gestora para que realize campanhas de renegociação para os comunitários se regularizarem e advertiu que, ainda que os moradores não honrem com as contas, o serviço não poderá ser interrompido pelo poder público, somente por meio da esfera judicial. Fernandes também ressaltou a importância da empresa realizar campanhas que alertem sobre consumo consciente, para evitar desperdício na comunidade.
A reunião na CDC foi resultado de uma visita do presidente Abdala Fraxe na comunidade, em setembro deste ano, para apurar a denúncia de cobrança indevida de contas de água, sem a prestação do serviço, feita pelos moradores. A ação foi acompanhada pelo vereador de Manacapuru, Alex Bezerra, que também esteve presente na reunião juntamente com os comunitários.