O argumento do coordenador Geral de Transporte e Mineração do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Marcos Vinícius Melo, de que a instituição aguarda que o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) seja concluído para que seja iniciada a análise, é na opinião do deputado, uma demonstração de como o governo federal destrata os amazônidas.
Com 877 quilômetros de extensão, a BR-319 liga a capital do Amazonas a Porto Velho, em Rondônia. Inaugurada durante o Regime Militar, na década de 1970, a estrada foi pavimentada, mas não recebeu a devida manutenção e se deteriorou. Em alguns trechos, ainda é possível ver o asfalto e a sinalização originais. Em outros, a floresta toma a estrada.
Viagem
Abdala Fraxe destacou a viagem que o deputado Francisco Souza (PSC) está fazendo no trecho Manaus/Humaitá/Lábrea, a convite da empresa Eucatur. “As empresas do setor produtivo do país tentam reabrir uma estrada que é de responsabilidade do Governo Federal manter intacta”, frisou.