
Educação ambiental nos cinemas do Amazonas será obrigatória

Vídeo publicitário deverá ter, no mínimo, um minuto de duração e passar mensagem educacional sobre o meio ambiente
A exibição de filme publicitário sobre as consequências do aquecimento global e importância da defesa do meio ambiente, em todas as sessões de cinema ocorridas no Estado do Amazonas, pode virar lei caso o projeto do deputado estadual Abdala Fraxe (PTN) seja aprovado pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
Conforme o parlamentar, o vídeo publicitário deverá ter, no mínimo, um minuto de duração e, além de passar mensagem educacional sobre o meio ambiente, também deverá apresentar sugestões práticas e objetivas sobre o assunto com a intenção fazer com que o telespectador contribua ativamente com a questão.
Abdala Fraxe ressalta que os cinemas são locais que atraem públicos de todas as faixas etárias, o que disseminaria a importância da preservação ambiental de forma mais eficiente. Segundo o deputado, a população tem de estar envolvida com o assunto já que os efeitos da degradação ambiental não atingem apenas um público isolado, mas a toda humanidade.
O deputado destacou ainda que, entre outros graves efeitos do aquecimento global, o que mais poderá afetar a região Amazônica será o desequilíbrio do ecossistema, em consequência disso a extinção de várias espécies de animais. Outro problema grave será uma possível epidemia de dengue nas regiões alagadas, resultado da falta de definição das estações. A informação é comprovada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que atribui à modificação do clima a maioria dos casos de doenças como diarréia e malária.
“Com a massificação das informações sobre as ações de prevenção e combate ao aquecimento global, por meio dos cinemas, certamente estaremos buscando um maior comprometimento da população com o meio ambiente e melhorando a qualidade das nossas vidas, além de prolongar a eficiência dos nossos recursos naturais”, enfatizou o parlamentar.