Santo Antônio do Içá quer polo da UEA

Santo Antônio do Içá quer polo da UEA

30 de maio de 2011 0 Por Renata Fonseca

Para o deputado Abdala Fraxe, a construção de uma unidade da UEA no município também resolveria o problema de locomoção de outras comunidades próximas

Durante a visita às comunidades do Alto Solimões, o deputado Abdala Fraxe (PTN) também conversou com a população do município de Santo Antônio do Içá (a 1.115 quilômetros da capital). Os moradores falaram sobre a necessidade de implantação de um polo de ensino da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) naquela localidade, já que a unidade que atende aos universitários do município está situada na cidade de Tabatinga (a 1.607 quilômetros de distância da capital).

De acordo com o deputado, para chegar ao município de Tabatinga, os estudantes que moram em Santo Antônio do Içá levam, em média, seis horas de viagem de voadeira. Devido à distância entre os dois municípios, grande parte dos universitários passa toda a semana ou até o mês inteiro longe de suas casas, em quartos alugados ou morando em casa de conhecidos, para estarem mais próximos do seu polo de ensino.

O deputado destacou que para os estudantes universitários dos municípios como Amaturá, Tonantins, Jutaí e São Paulo de Olivença, que também estudam em Tabatinga, a construção de uma unidade de ensino em Santo Antônio do Içá também diminuiria a distância e a logística utilizadas para chegar à sala de aula. Fraxe afirmou que irá levar o assunto ao reitor da UEA, José Aldemir de Oliveira.