Abdala Fraxe cobra promessa do governo federal

Abdala Fraxe cobra promessa do governo federal

30 de maio de 2011 0 Por Renata Fonseca

Em visita a São Paulo de Olivença, o deputado constatou que o governo federal ainda não repassou recursos para reconstrução da frente da cidade de São Paulo de Olivença

Em visita realizada, em maio de 2011, a seis municípios do Alto Solimões, o deputado estadual Abdala Fraxe (PTN) constatou descaso por parte do governo federal com a cidade de São Paulo de Olivença (a 988 quilômetros da capital). Segundo o deputado, o município permanece enfrentando o desbarrancamento da frente da cidade e a promessa do repasse de R$ 80 milhões, feita ainda na gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para reconstrução da área atingida, até o momento, não foi cumprida pela presidência da República.

Abdala Fraxe afirmou que, atualmente, em razão da cheia do rio Solimões a frente da cidade, onde ainda vem ocorrendo o fenômeno de ‘terras caídas’, está submersa, o que impossibilita que as autoridades locais tomem alguma atitude preventiva, mas a grande preocupação é a chegada do período de vazante. “Em algumas partes da cidade já é possível ver as rachaduras e a nossa preocupação é que quando as águas começarem a baixar novas tragédias aconteçam”, ressaltou.

Na tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado cobrou dos parlamentares da bancada federal do Amazonas em Brasília que levem a situação do município à presidente da República, Dilma Roussef (PT). “Se era para não dá o recurso, era melhor não ter prometido. Até hoje, a prefeitura daquele município conseguiu reconstruir de 20 a 30 casas atingidas, mas com o recurso destinado pelo governo do Estado”, enfatizou Fraxe.

O deslizamento de terra na cidade de São Paulo de Olivença ocorreu no dia 11 de outubro do ano passado, durante o período crítico da estiagem. O fenômeno atingiu mais de 50 casas e deixou mais de 300 pessoas desabrigadas. Na época, por conta dos deslizamentos, a Prefeitura do Município decretou situação de emergência.