Abdala Fraxe apresenta dois requerimentos em benefício da agricultura no Amazonas

Abdala Fraxe apresenta dois requerimentos em benefício da agricultura no Amazonas

18 de maio de 2011 0 Por Renata Fonseca

O deputado estadual Abdala Fraxe (PTN) encaminhou ao governo do Estado dois requerimentos visando benefícios à agricultura do Amazonas, bem como aos consumidores de produtos cultivados na região.

Fraxe solicitou ao governo a criação de uma Central de Comercialização em favorecimento aos agricultores, pecuaristas e piscicultores para que possam praticar a venda das suas mercadorias de acordo com as demandas de mercado do país. O requerimento prevê a instalação da central por meio de filiais nos municípios do Amazonas.

“Os produtores organizados e administrados pela Central de Comercialização tem oportunidade de operacionalizar durante todo o ano com a cotação máxima e mínima, porém, com faturamento contínuo. Na Central do Vale de São Francisco, no Nordeste, por exemplo, há regulação da produção de frutas, como a manga, que garante o aumento não só do faturamento, mas também da fabricação do produto. Com a implantação dessa central no nosso Estado, iremos desenvolver um mercado globalizado e unificado para o escoamento da produção para a região e para outros estados”, destacou.

Entre as propostas do deputado está a criação da Central de Comercialização, com foco nos agricultores, pecuaristas e piscicultores, para que possam comercializar os seus produtos de acordo com as demandas de mercado do país

Outro requerimento visa garantir melhorias na produção agrícola e maior qualidade do produto que é oferecido ao consumidor. A solicitação do parlamentar ao governo do Estado dispõe sobre a criação de um Programa de Incentivo à Aquisição da Certificação Orgânica por parte do pequeno agricultor.

“A certificação orgânica oferece ao consumidor a garantia que o produto é do mais alto padrão de qualidade. A inspeção para garantir a certificação deve ser feita por órgão especializado, com base na Instrução Normativa 077/99 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e na ‘lei dos orgânicos’, com o objetivo garantir ao consumidor a certeza de estar adquirindo um produto isento de contaminação química e a segurança de qualidade ambiental, nutricional e biológica”, explicou o deputado.